Translate

8 de março de 2016

Dia Internacional da Mulher porquê?

Sr. Primeiro Ministro de Portugal

Caro Dr. António Costa

No Dia Internacional da Mulher, Portugal pouco tem de que se orgulhar porque permitiu no século XXI, e para mais num concelho da responsabilidade do Partido Socialista, a aniquilação do que foi a casa mãe de muitas mulheres portuguesas ao longo de mais de 115 anos: o Instituto de Odivelas, com um plano educativo sem paralelo a nível nacional e que ocupou a posição cimeira entre as escolas públicas portuguesas com a única oferta de internato feminino em Portugal e uma gestão exemplar.

De nada valeram petições, acções judiciais, reuniões com grupos parlamentares, autarcas, manifestações, cartas, mensagens, intervenções a tantos níveis. Todos mostraram estar comprometidos, calados, alheados, indiferentes ou talvez impotentes.

Se o Governo de Portugal está de facto empenhado em celebrar as mulheres e a igualdade de género, debruce-se sobre o que se passou e ainda está a passar com o Instituto de Odivelas, também a minha casa mãe, como o foi da mãe do novo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa.

Para que se faça justiça e corrija urgentemente um erro que envergonha o País e toda a classe política que não o evitou.

Conte com a minha colaboração e empenho.

Maria João Marcelo Curto

Antiga aluna 254/1960 do Instituto de Odivelas
Investigadora coordenadora do LNEG
Membro fundadora da AMONET - Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas
Membro do Board of Administration da EPWS - Plataforma Europeia de Mulheres Cientistas