Translate

24 de julho de 2016

105.º Aniversário da Senhora D. Ilda Vieira - antiga aluna e antiga funcionária do Instituto de Odivelas – Infante D. Afonso


No dia 22 de julho de 2016, a antiga aluna (AA176/1919) e antiga funcionária do Instituto de Odivelas – Infante D. Afonso, Ilda Gonçalves Vieira, celebra 105 anos de vida. A decana das antigas alunas do IO está de parabéns pela bonita e longa idade.
A vida de Senhora D. Ilda Vieira confunde-se com a História do IO. Entrou para o então Instituto Feminino de Educação e Trabalho de Odivelas - IFET, em 1919, apenas com sete anos. Natural de Abrantes, e órfã de mãe em 1918, pertencia a uma família de seis irmãos. Fez o Curso de Formação Doméstica e desde sempre trabalhou e viveu no IO até há cerca de quatro anos.
A Senhora D. Ilda constitui uma referência e um exemplo para todos os que estudaram ou trabalharam no IO. Muitas gerações de alunas recordam a personalidade forte, a presença constante, o profundo conhecimento da História do Mosteiro de Odivelas e do Instituto de Odivelas. Viveu a I República, o Estado Novo e a Democracia naquela que ela designa de sua “casa maravilhosa” – o IO.
Muitos parabéns, Senhora D. Ilda!

Ilda Vieira é a 4ª aluna sentada, a contar da esquerda.

 
Em 2010 no Claustro Principal do Mosteiro de Odivelas - Ilda Vieira à direita e à esquerda a antiga aluna e professora de Filosofia no IO Cesaltina Silva (falecida há dois anos atrás).

Sem comentários:

Enviar um comentário