Translate

9 de março de 2016

9 de Março - um dia histórico

A semana que passou foi pródiga em eventos e comemorações. O Dia Internacional da Mulher, a nível mundial e, em Portugal, o também mediático dia da tomada de posse do novo Presidente da República Portuguesa. Ainda a 9 de Março celebraram-se os 100 anos da entrada de Portugal na I Guerra Mundial e também o Dia da Antiga Aluna do Instituto de Odivelas, um dia igualmente histórico já que em 1899 o rei D. Carlos aprovou o primeiro Estatuto da escola. 
Há um ano atrás,  precisamente neste dia, o Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa deslocou-se  ao Instituto de Odivelas, no seu derradeiro ano de existência, e entregou os prémios às melhores alunas, tendo na ocasião, lamentado o desaparecimento da escola onde a sua mãe estudou e em nome da qual a sua família instituiu o Prémio Maria das Neves Rebelo de Sousa.
Na verdade, ao contrário de um qualquer país civilizado, uma escola feminina, centenária e de excelência  não pôde celebrar o seu 116.º aniversário no passado dia 14 de Janeiro porque, pura e simplesmente, foi extinta e encerrada por decisão do Governo chefiado pelo Dr. Pedro Passos Coelho. 
Na semana que passou, como mulher, mãe de duas filhas e antiga professora de História do Instituto de Odivelas, soube que há dias especiais que também trazem tristeza e lembram uma discriminação e uma injustiça fruto do preconceito, do interesse, do desrespeito e da ignorância. Nos dias que passam, e pela primeira vez em mais de 80 anos, a vetusta olaia do Claustro da Moura do Mosteiro de Odivelas, talvez já a florir, não terá por companhia os risos, as brincadeiras e as cumplicidades de futuras mulheres.

Margarida Cunha

Sem comentários:

Enviar um comentário