Translate

23 de fevereiro de 2014

Alunas do IO recebem Aguiar Branco com o seu grito.

Após ouvir o grito das Meninas de Odivelas, o MDN faz uma vénia. 




Alunas do IO marcam presença no encerramento do congresso do PSD

Alunas do Instituto de Odivelas marcaram a sua presença, à entrada do Coliseu dos Recreios em Lisboa, no dia do encerramento do XXXV congresso do PSD. Uma das alunas foi entrevistada por uma jornalista da TVI.





Medidas penalizadoras dos Militares e da Instituição Militar

Documento disponível aqui.

O novo despacho de Aguiar Branco - raiva e autismo?

Foi publicado em DR mais um despacho do Exmo. MDN (2606/2014 de 18Fev)  sobre a descaracterização dos estabelecimentos militares de ensino e em particular sobre a extinção do Instituto de Odivelas. Não obstante o despacho anterior, 4785/2013 de 08Abr, já ser um documento insultuoso para os militares, mais uma vez, o Dr. Aguiar Branco, vem dentro das competências do Gen CEME, dar ordens às suas unidades, ao arrepio da cultura organizacional subjacente à forma de estar dos militares e violar o principio básico da unidade de comando e respeito pelas hierarquias. O despudor com que se ignora a identidade e história secular destas escolas (Colégio Militar-CM, Instituto de Odivelas-IO e Instituto dos Pupilos do Exército-IPE), e ignora os desejos e opções de camaradas e suas famílias, é constrangedor e sinal do autismo que é reconhecido ao Dr. Aguiar Branco. 

O Instituto de Odivelas é uma escola com 114 anos de existência, com resultados extraordinários que muito honram os militares, e que sem razões entendíveis e ao arrepio das propostas do Exército, vê a sua morte anunciada pelo Dr. Aguiar Branco sem argumentos sérios. A fusão no CM está longe de ser o sucesso apregoado pela máquina de propaganda do regime, pois de cerca de 300 alunas possíveis do IO, apenas 4 foram para o CM e tão só porque o Dr. Aguiar Branco não permitiu que o regime de externato funcionasse naquela escola no 7º ano. 

Ainda assim o IO, mesmo sem o 5º ano que representa 50% das admissões todos os anos, em setembro de 2013, aumentou o nº de alunas, sinal que a família militar reconhece o seu valor e continua a encontrar aqui a tranquilidade para a formação e educação integral das suas filhas. O IO, sucessivamente, tem feito parte do grupo dos 5% das melhores escolas nacionais, tendo vindo a ser considerada sucessivamente a melhor escola nacional na disciplina de português do secundário e aquela em que 10% das suas alunas, em 2013, entraram para medicina. 

O Dr. Aguiar Branco recusou, como sempre, ouvir e dialogar soluções alternativas, que procurando eficiência e redução de encargos, salvaguardassem a sua identidade e cultura própria. 
E o que traz de novo o último despacho do Dr. Aguiar Branco: a raiva! O IO está proibido de admitir novas alunas no ano letivo 2014-2015 e as internas andarão de autocarro, Calçada de Carriche acima e abaixo desafiando diariamente o trânsito. 

Resta saber a quem está prometido o seu património. 

Assina, “Um militar e pai orgulhoso de uma Menina de Odivelas!”

Carta aberta de uma Antiga Aluna ao Ministro

Sr. Ministro,
sou antiga aluna do Instituto de Odivelas, tendo saído há apenas dois anos. Hoje, quando li o despacho que assinou, vieram-me as lágrimas aos olhos. Como acha possível que tal tenha acontecido? A partir do momento em que escolhe encerrar este Estabelecimento Militar de Ensino está a apagar anos e anos de história e de tradições que, não serão possíveis de ser continuados por novas alunas e isso entristece-me. Entristece-me porque sei que não haverá continuidade nos valores e ensinamentos que nos deram, porque as paredes que eu chamava e ainda chamo de "casa" irão deixar de o ser, porque as alunas que lá estudam deixarão o seu percurso como "menina de Odivelas" a meio e porque as funcionárias e professoras que davam aos suas vidas e todo o seu amor para o bom funcionamento do Instituto durante vários anos terão que o abandonar. Para além de tudo isto, ao abrir possibilidade de externato no Colégio Militar e admissão de raparigas, está a descaracterizar (e muito!) este estabelecimento secular.
Já visitou estes colégios após a introdução das suas "mudanças"? Já perguntou às alunas que frequentam no Colégio Militar se são felizes como o eram no Instituto de Odivelas? Já perguntou aos alunos externos do Colégio Militar se se sentem integrados pelos colegas alunos internos? Já falou com os alunos do Colégio Militar? Será que o maior número de desistências alguma vez acontecido no Colégio Militar estará relacionado com as suas medidas? Parece-me que sim... Já ouviu as associações de pais? E as associações de Antigos Alunos? Já ouviu as opiniões das professoras, funcionários e atuais alunas do Instituto de Odivelas?

Então oiça. Peço-lhe que não feche os olhos a este assunto. Nunca é tarde para corrigir erros.

Pela continuidade de uma Instituição de Excelência,

Mariana Ruivo, antiga aluna nº107/04