Translate

11 de setembro de 2013

Os números de José Gomes Ferreira

Num recente comentário na SIC noticias José Gomes Ferreira falou sobre os EMEs. O vídeo será brevemente disponibilizado aqui.

Entretanto, a AAAIO enviou ao subdiretor de informação da SIC, José Gomes Ferreira, um email com o seguinte teor: 

Caro José

Há dias falou sobre os Estabelecimentos Militares de Ensino, apresentando números e insurgindo-se por que é que “todos nós” tínhamos que pagar essas escolas.

Foi pena não se ter informado corretamente e só se ter ficado pelos números falseados que o Ministério da Defesa Nacional divulga, tentando manipular assim a opinião pública. Poderia ter falado com as próprias escolas ou com as associações das antigas alunas e dos antigos alunos.

Falo pelo Instituto de Odivelas, escola que frequentei dos 9 aos 16 anos, e como presidente da direção da Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas (AAAIO). Estudos feitos pela Associação de Pais e Encarregados de Educação das Alunas do Instituto de Odivelas (APEEAIO) provam que o Instituto de Odivelas poderá ser sustentável.

Mesmo com um futuro incerto por causa dos planos do MDN e sem as inscrições das alunas do 5º ano, que, como saberá, foram impedidas se de inscrever ao abrigo do Despacho 4785/2013, publicado em Diário da República de 8 de abril, este ano letivo vai começar com ca. 321 alunas (em 2012/13: 279). Um aumento de 42 alunas mesmo sem o 5º ano! Das ca. 60 inscrições para o 5º ano no IO, só 28 se inscreveram no CM. As outras preferiram ir para outras escolas. Ou seja, se tivessem sido permitidas as matrículas no 5º ano, o IO teria um aumento de ca. 100 alunas em relação ao ano anterior. Um número fabuloso! 

Estes números espelham uma procura bem reveladora da confiança depositada por famílias que não têm de recorrer ao ensino privado para o ensino diferenciado e que apostam num ensino onde se pretende qualidade, rigor e exigência, mesmo com a ameaça da extinção por Despacho.

Os Pais das alunas pagam duplamente: através dos seus impostos, pagam as escolas públicas, entre as quais o Instituto de Odivelas (sim, porque o IO é uma escola pública, aberta a TODAS as famílias) e com as suas mensalidades. Os resultados escolares das alunas são excelentes, muito acima das médias nacionais - as notas das alunas do Instituto de Odivelas nos exames nacionais estão entre as melhores, numa sequência de 605 escolas. E a minha pergunta: O governo manda encerrar escolas públicas gratuitas e que apresentam um elevado insucesso escolar porque alunos ao repetir anos - 1, 2, 3 vezes - saem muito caros ao Estado?

A AAAIO está à sua disposição para lhe dar a conhecer o IO, pois parece-me que não sabe bem do que está a falar. Não sabe que o Instituto de Odivelas é uma escola de referência há já 113 anos, sempre com provas dadas. Há anos que as alunas do IO são medalhadas e premiadas pelo seu mérito, trabalho e esforço. Entram nas universidades e na vida ativa e tornam-se cidadãs reconhecidas pelo seu método, organização, espírito de equipa, pelas suas qualidades científicas, técnicas e humanas.

Há 113 anos, o Instituto de Odivelas - Infante D. Afonso cuida e conserva primorosamente tal monumento com mais de 700 anos de história e morada eterna do rei D. Dinis. As alunas estudam nele, brincam nele e respeitam-no. Sem grafitis ou intervenções da Parque Escolar. É uma escola pública onde se pagam mensalidades calculadas em função do IRS, mas não é uma PPP!

As meninas de Odivelas são um valor nacional. O Instituto de Odivelas é uma escola que leva à linha a sua missão pedagógica: fomentar educação moral e cívica que visa desenvolver nas alunas o sentido do dever e da honra e os atributos de carácter, em especial a integridade moral, espírito de disciplina e noção de responsabilidade, sólidos valores transmitidos a todas as suas alunas: Rigor, Cidadania e Formação Ética. Valores que fazem as suas alunas chegar mais longe e, assim, servir o país. E, implementando as propostas de ação da APEEAIO, sem pesar nas contas do país.


Saudações
M.Margarida Pereira-Müller 
Presidente da Direção da AAAIO




Pacheco Pereira elogia campanha do Colégio Militar

No programa da SIC, "Ponto contra Ponto", Pacheco Pereira elogia a campanha da Associação dos Antigos Alunos do Colégio Militar em defesa da Instituição.


Os Colégios Militares incomodam Vital Moreira

Há dois anos atrás, a 4 de agosto de 2011, João Brandão Ferreira comentava uma noticia publicada no Jornal Público, na qual Vital Moreira se manifestava a favor da extinção dos Colégios Militares. Leia aqui o comentário completo.

"Os CMs não servem nenhum grupo social ou profissional, são abertos a todas as famílias da sociedade. É lamentável que um causídico e jornalista nas horas de pachorrenta digestão, não tenha procurado informar-se desta evidência simples. E, de facto, tem razão, os militares e policias não pertencem, nem nunca pertenceram a “castas”, sistema de organização social que nunca vigorou em Portugal, desde o tempo do Sr. Rei D. Afonso, o conquistador. A não ser que considere a Nobreza, o Clero e o povo como castas."

Marcelo Rebelo de Sousa e o artigo de Berta Cabral

No seu programa semanal de opinião na TVI, Marcelo Rebelo de Sousa comenta o artigo de Berta Cabral publicado pelo DN a 2 de setembro.  


O “Instituto Militar do Colégio de Odivelas", ou fazer História?

A resposta de João J. Brandão Ferreira ao artigo de Berta Cabral no DN a 2 de setembro. Leia o comentário completo aqui.


"Já repararam que estes políticos além de serem incapazes de resolver um, que seja, dos graves problemas que afectam o nosso país, ainda passam a vida a inventar problemas onde não os há?

Fazer História?

Doutora Berta Cabral faça um favor a si mesma: vá para casa, reflita um pouco e dedique-se a algo para que tenha jeito."